Em Março a Empremédia teve o prazer de participar novamente na Análise de Risco à fábrica da Supremo Cimentos, S.A., subsidiária brasileira do Grupo Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A. localizada em Adrianópolis, estado do Paraná.
A fábrica da Supremo Cimentos incorpora tecnologia de última geração e equipamentos de alto rendimento, com uma capacidade anual de produção de 1,8 milhões de toneladas de cimento, sendo considerada a fábrica de cimento mais moderna do Brasil e uma das mais avançadas do mundo em termos de tecnologia, inovação, qualidade do produto e sustentabilidade.
O Programa de Seguros Patrimoniais do Grupo Secil engloba não só o Brasil, como também as restantes geografias onde o Grupo está presente, o que exige que as grandes unidades industriais sejam alvo destas análises, garantindo-se assim o compromisso com a segurança e a eficiência operacional das instalações. Esta avaliação é realizada por um especialista independente e certificado em Análises de Risco, que foi encarregue de conduzir uma análise detalhada das instalações fabris, identificando áreas de melhoria e recomendações para mitigação de riscos.
A importância de tais avaliações reside na necessidade de prevenir possíveis perdas ou danos na cadeia de operações, que podem ser desencadeados por uma variedade de incidentes, desde falhas de equipamentos até interrupções no fornecimento de energia. Tais eventos têm o potencial de impactar significativamente as operações da empresa e, portanto, é essencial adoptar medidas proactivas para minimizar sua ocorrência.
Mais do que nunca estas análises revelam-se primordiais, sustentando os investimentos que o Grupo tem feito nesta unidade. Um reflexo nessa aposta pode ser evidenciado através dos dois projectos que a Supremo tem a decorrer: o Projecto Revamp – que envolve adaptações e modernização dos equipamentos para elevar a produtividade do forno – e o Projecto de Combustíveis Alternativos – compreendendo a construção de um novo armazém, bem como na modernização do pré-existente.
Durante esta visita, não só a fábrica foi minuciosamente examinada, como também as instalações de armazenamento e logística associadas, pedreira, britador, flyingbelt, entre outros, garantindo uma avaliação abrangente de todo o processo produtivo. Essa abordagem holística é fundamental para garantir que todas as áreas de potencial risco sejam identificadas e tratadas adequadamente.
A Empremédia agradece a toda a equipa da Supremo, designadamente as áreas mais envolvidas nesta análise como a Produção, Manutenção, Segurança, Projectos e Área Financeira, cuja colaboração e disponibilidade foram indispensáveis. O compromisso contínuo desses departamentos com os mais altos padrões de segurança e excelência operacional são fundamentais para o sucesso da empresa.
Para conhecer mais a fábrica de Adrianópolis, faça uma Tour Virtual 360º através deste link.