Num contexto de “tensões geopolíticas, hostilidades em várias regiões do globo e mudanças climáticas extremas”, enfrentamos hoje uma ordem global instável, marcada por narrativas polarizadoras e pela insegurança. Os esforços de adaptação às mudanças climáticas têm-se revelado insuficientes face à intensidade de eventos extremos.
É com base nesta conjuntura e na necessidade de abordar os desafios futuros da próxima década que o World Economic Forum publicou a 19ª edição do Relatório sobre Riscos Globais, reunindo as principais ideias sobre a evolução do panorama dos riscos globais. Para o efeito, contou com a contribuição de 1490 especialistas do meio académico, empresarial, governamental, comunidade internacional e da sociedade civil.
Os resultados do inquérito da Percepção Global de Riscos 2023-2024 (GRPS) realizado em Setembro 2023 apontam para uma perspectiva predominantemente negativa para o mundo nos próximos 2 anos, esperando mesmo uma deterioração acentuada ao longo da próxima década devido à “instabilidade e ao risco moderado de catástrofes globais”.
Na análise dos especialistas, a desinformação surge como o risco global mais grave previsto nos próximos dois anos, com os actores nacionais e estrangeiros a utilizar a desinformação para alargar ainda mais as divisões sociais e políticas.
Os especialistas destacam ainda que os riscos ambientais continuam a dominar o panorama dos principais riscos em todos os horizontes temporais analisados. Mais de metade dos inquiridos do estudo classificaram as condições climáticas extremas como o “principal e mais provável risco de criar danos materiais à escala global em 2024”. À semelhança do ano anterior, os riscos ambientais figuram entre os 10 mais graves no curto e no longo prazo.
De acordo com o estudo, existem várias abordagens possíveis de redução ou exposição aos riscos, nomeadamente: “estratégias localizadas, acções colectivas de cooperação e coordenação entre países”.
Por último, importa referir que os instrumentos financeiros como os seguros, por exemplo, são cruciais para atenuar os efeitos de eventos imprevistos, proporcionando uma rede segurança financeira e contribuindo para a resiliência e capacidade de resposta diante de acontecimentos adversos.
Quer saber mais sobre estes seguros e qual o que melhor se ajusta às suas necessidades? Entre em contacto com a Empremédia (geral@empremedia.pt).
Conheça o relatório completo aqui:
https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2024/