ANÁLISE DE RISCO SECIL 2023 – OUTÃO, MACEIRA E PATAIAS

Realizaram-se nos passados dias 3 e 4 de Julho, as Análises de Risco às unidades industriais do Grupo Secil, localizadas em Outão (Setúbal) e em Maceira/Pataias (Leiria). Estas Análises aos activos industriais, constituem um pilar fundamental na gestão de riscos do Grupo Secil e no seu Programa de Riscos Patrimoniais.

Este ano não foi diferente, destacando-se o quanto 2023 foi uma data marcante para ambas as unidades industriais.

Por um lado, a fábrica do Outão encontra-se a concluir o Projecto CCL (Clean Cement Line), que procura tornar a sua fábrica numa das mais sustentáveis da Europa, sendo que o baixo teor de CO2 previsto para a produção de cimento, uma vez terminada a intervenção, permitirá manter a forte competitividade desta unidade.

Com um investimento total de 86 milhões de euros, o projecto CCL é um projecto de investigação, desenvolvimento e inovação que contempla quatro subprojectos que visam a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, aumentar da eficiência energética em 20%, gerar 30% da eletricidade por um sistema de geração híbrido através da recuperação de calor do processo e da energia solar térmica concentrada, integrar no processo a digitalização e reduzir emissões de CO2 da fábrica em pelo menos 20%. Estas inovações, promoverão o desenvolvimento da produção de um clínquer de baixo carbono e consequentemente da criação de uma gama de cimentos de baixa pegada ecológica.

Já na unidade industrial Maceira/Pataias, assinalou-se no passado dia 3 de Maio, o centenário da fábrica da Maceira-Liz em Leiria provando que, apesar do passar dos tempos, a unidade continua a operar de acordo com os níveis de exigência característicos do grupo.

Construída entre 1919 e 1923, no rescaldo da I Guerra Mundial e da profunda crise resultante da gripe pneumónica, a Fábrica da Maceira-Liz foi na altura considerada a mais moderna do mundo. Da visão estratégica e da capacidade de inovação, resultou uma fábrica que marcou uma evolução determinante no fabrico do cimento e na construção do país, sem nunca parar a laboração.

Em suma, a estratégia de inovação do Grupo Secil está alinhada com os roteiros de descarbonização e sustentabilidade da indústria cimenteira mundial, europeia e nacional, que preveem a neutralidade carbónica da cadeia de valor do cimento e do betão em 2050.  Assim, a diminuição da intensidade carbónica da produção, a economia circular e a proteção da biodiversidade são objectivos prioritários, que estão a ser implementados nos países onde a Secil está presente.

De modo a implementar esta estratégia de uma forma segura e que permita mitigar ao máximo eventuais consequências negativas em caso de acidente, é necessário um Programa de Patrimoniais robusto e actualizado, que garanta a protecção de todos os seus activos ao qual a Empremédia tem vindo a apoiar numa parceria ao longo dos anos.

Em nome da Empremédia, um especial agradecimento a toda a equipa da Secil do Outão, Maceira e Pataias, que nos recebeu nestes dias e que, como sempre, demonstrou total disponibilidade e grande profissionalismo.

2023-07-27T16:46:41+00:00