ESTEJA PROTEJIDO ENQUANTO PEDALA

Se também já se rendeu aos encantos da bicicleta, garanta a sua proteção e a dos outros.

A prática de ciclismo é cada vez mais comum entre os portugueses, tanto em espaços rurais como em áreas urbanas, como demonstram dados publicados pelo Jornal de Negócios em parceria com a DECO. De acordo com esta publicação, foram vendidas em Portugal 360 mil novas bicicletas em 2017. Adicionalmente, nos últimos anos também se tem assistido ao crescimento do fenómeno das bicicletas partilhadas. Atualmente já é possível nos principais centros urbanos utilizar temporariamente uma bicicleta para realizar uma deslocação, sendo a Gira e a Jump (esta última propriedade da Uber) exemplos de plataformas que disponibilizam estes serviços e promovem a utilização de bicicletas para realizar deslocações.

Esta crescente adopção conduz por outro lado, a um aumento das responsabilidades e riscos inerentes à sua utilização. Assim, não é também de estranhar a elevada sinistralidade verificada em 2018 – no total foram verificados 2056 acidentes com bicicletas, tendo resultado em cerca de 2 mil feridos e 17 mortos.

Para mitigar estes riscos e proteger-se a si e à sua família, os condutores de bicicletas poderão contratualizar seguros que cubram alguns dos riscos, como por exemplo o seguro de multirriscos habitação, que pode incluir acidentes pessoais ocorridos no âmbito da vida privada, bem como o furto ou roubo da bicicleta guardada em casa.

No entanto, estes seguros não cobrem a maioria dos riscos inerentes à posse e utilização de uma bicicleta, sendo por isso recomendável que seja contratualizado um seguro para bicicletas.

Caso seja utilizador deste tipo de veículo de transporte, a Empremédia disponibiliza uma oferta de seguros de bicicletas alargada e adaptada às diferentes necessidades de cada.

Para saber mais informações, consulte a seguinte página e contacte-nos!

2020-02-02T22:14:27+00:00