RELATÓRIO DO FÓRUM ECONÓMICO MUNDIAL DESTACA OS PRINCIPAIS RISCOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

De acordo com o relatório Global Risks Report 2020, publicado no início deste ano pelo Fórum Económico Mundial, as ameaças ao clima e a turbulência geopolítica estão nas principais ameaças para o longo-prazo.

O documento resulta da perspetiva de mais de 750 especialistas e decisores mundiais a quem foi pedido que classificassem as suas maiores preocupações em termos de probabilidade e de impacto, e pela primeira vez os primeiros cinco lugares nas probabilidades de riscos globais são ocupados por questões ambientais.

O potencial e retorno dos Planos de Poupança e Reforma são evidentes e os portugueses são cada vez mais adeptos deste tipo de investimentos. Tal facto é também comprovado segundo números da ASF, que revela que apesar da reduzida taxa de poupança registada nos últimos anos, os portugueses cada vez mais investem nos PPR tendo-se registado um incremento de 21% nestes investimentos, quando comparado com período homólogo.

Deste modo, o relatório destaca os seguintes riscos:

  1. Eventos climáticos extremos com grandes danos ao património, às infraestruturas e perda de vidas humanas.
  2. Fracasso na mitigação e adaptação às alterações climáticas por governos e empresas.
  3. Desastres e danos ambientais provocados pelo homem, incluindo O derramamento de petróleo e a contaminação radioativa.
  4. Perda significativa da biodiversidade e colapso de ecossistemas (terrestre ou marinho) com consequências irreversíveis para o ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade, assim como para as indústrias.
  5. Grandes catástrofes naturais como terramotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tempestades.

Segundo palavras de Borge Brende, presidente do Forum Económico Mundial: “O panorama a longo prazo aponta para uma tendência crescente para a subida do nível das águas do mar e dos incêndios climáticos”.

Adicionalmente, o relatório revela que foram os inquiridos mais jovens aqueles que classificaram os riscos ambientais acima de todos os outros, o que demonstra que a questão climática terá um papel crítico no futuro.

Assim, torna-se fundamental assegurar a diminuição da sua exposição aos diversos riscos ambientais. Para tal, existem diversas opções de seguros disponíveis, tais como a título de exemplo o seguro de incêndio, multirriscos ou seguro de responsabilidade ambiental.

Quer saber mais sobre os seguros ambientais disponíveis e qual o que melhor se ajusta às suas necessidades? Entre em contacto com a Empremédia através da seguinte página.

2020-01-20T18:37:32+00:00